segunda-feira, 29 de julho de 2013

Referências.

Olá a todos! Bem, sim eu ando sumido, eu sinto muito, sinto muito por isso ><
Eu ando meio ocupado pois as minhas férias acabaram então eu tenho coisas da faculdade pra resolver!
Mas eu não esqueci que estou devendo a última parte do tutorial de Ombros, peito e membros. Eu vou começar a trabalhar na tradução logo amanhã!
Bem eu tenho trabalhado no andamento do mangá claro, to refazendo a segunda página, pois eu reconheço que pequei nos cenários e personagens, e também já estou com a página 3 quase toda finalizada!
Mas esse post não é pra falar sobre isso, e sim sobre a importância que os artista têm que dar ao que chamamos referência!
Bem, é como quando você pega a sua imagem preferida, bota uma folha do lado e começa a redesenha-la.
Bem, é quase como, na verdade você está usando a folha como uma referência pra fazer o seu próprio trabalho, mas na verdade você não está modificando muito. Quando eu digo da importância da referência, eu digo que no seu trabalho você vai utilizar "elementos" das imagens que você usar como referência. Bem, você pode utilizar como referência por exemplo esboços de corpos para que você possa desenhar o seu personagem na posição que você deseja. Você vai utilizar a imagem para ter como referência os elementos dos quais precisa para chegar na posição que deseja, mas de fato você não vai copiar a imagem ao todo, você vai desenhar com seu traço.



Bem, acho que essa imagem ilustra o que estou querendo dizer. Como vocês podem ver nem é uma imagem muito finalizada, mas é ótima para se ter uma referência  da posição corporal à qual você queira chegar.
Bem, referências também são comumente usadas nas construções de cenários. Você pode observar  construções, pontos de fugas, e imagens de objetos separadamente, então quando você juntar tudo na sua imagem construir o cenário objetivado.
Vocês podem encontrar referência pra cenários em quase qualquer livro com figura, livros próprios de arte, e internet, já as referências anatômicas são mais difíceis, porque se exige que os modelos estejam com "pouca roupa", mas é claro que os com roupa servem como referencia na hora de você desenhar a própria roupa. Na internet vocês encontram referencias pra todas essas coisas, eu mesmo tenho pastas cheias com imagens, e vou postar para vocês assim que eu fazer um tutorial sobre construção de cenário, o que é meio complexo e por isso devo demorar para montar. Mas bem, é importante também que vocês tenham referencias impressas, como em livros próprios para arte, acho eu que fica muito mais acessível referencias desse tipo. Eu uso e recomendo bastante livros como do Mozart Couto, os livros dele são impressionantes, e a forma como explica também são incriveis, pois são de muito fácil assimilação. Bem, não deixe de usar os próprios mangás que você adquirir como referência também. Essas são as minhas:


Assim como outros livros e revistas que uso!
Estudem bastante, leiam bastante sobre desenho, e pratiquem bastante! Não se esqueçam que o mangá é um estilo abrangente que inclui de tudo um pouco, então não se acanhem nas referências, e utilizem de tudo, desenhos realistas, cartoon, comics americanos e etc. O próprio Rei do mangá, Ozamu Tezuka se inspirava em clássicos Disney nos seus trabalhos. Obrigado por ter lido e até mais!
(Não deixe de voltar para conferir a última parte do tutorial sobre Ombros; Peitos; Braços).

Nenhum comentário:

Postar um comentário