sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dicas sobre construção de personagem.

Eu tava esboçando alguns desenhos quando eu tive a idéia de postar aqui no blog algumas dicas pra quem ta começando. Bem eu vejo que uma das principais dúvidas é sobre como desenhar a cabeça e o rosto dos personagens, então bem, eu vou dar algumas dicas que vão deixar as coisas mais fáceis. Eu cresci lendo tutoriais, e aprendi através deles de qualquer forma, mas todos dizem a mesma coisa e sem esclarecer os pontos, então eu vou dar um mini tutorial, mas eu vou esclarecer ponto a ponto pra ficar mais fácil.

Como muitos já devem ter lido, primeiro você começa com um círculo. Vou postar algumas imagem explicativa aqui e ir detalhando os pontos.


Bem, eu peguei essas imagens no google, mas vão servir bem para o que eu quero mostrar.
Na primeira imagem vocês vêm um círculo e uma linha, que é o que todos os tutoriais pedem pra você começar a desenhar. Bem, o propósito do circulo é definir a largura do rosto, basicamente de orelha a orelha, por isso eu não aconselho a vocês pegar uma moeda ou um compasso, porque o rosto fica muito melhor se você fazer o círculo sozinho, fica mais natural e você consegue coordenar a largura do seu rosto. A linha que corta o círculo é muito importante, principalmente se você for fazer um personagem de frente, ela vai delimitar a metade do corpo inteiro, mas como só estamos fazendo a cabeça, bem... ela vai delimitar toda a metade do rosto. Olha na segunda imagem que eu postei vocês podem ver que no primeiro passo ele marcou o queixo e as posições dos olhos. Bem, primeiramente o queixo, vocês podem ver que se tratam de duas linhas curvas que se encontra na linha que corta o circulo. Não é mt dificil de fazer, é só treinar bastante e ter em mente o tipo de queixo que você quer fazer, geralmente é mais facil não fazer essas coisas na régua como pedem os tutoriais, não fica natural o desenho, então minha dica é você fazer a mão mesmo e procurar manter sempre o queixo na mesma altura e distancia, pois se tratando de um rosto visto de frente essas linhas devem estar harmonicas, mas claro um pouco de diferença n vai deixar o desenho sujo, e tudo sempre depende de um contexto maior!
Agora os olhos, bem, você deve ter em mente que cada estilo de rosto pede um tipo de olhos. olhos pequenos, grades, largos, enfim, isso você pode ver em referencias. Mas de qualquer forma algo que nunca muda são as dicas que vou dar agora.
Dica 1, o espaço entre um olho e olho é sempre um olho.
Dica 2. Pra saber onde colocar o seu olho no plano vertical você pode (depois que o rosto já estiver dividido pela linha central) dividir o rosto mais duas vezes, colocando uma linha no meio da primeira metade, e outra no meio da segunda metade, o olho deve se posicionar bem no meio dessa linha, você pode conferir esses detalhes em fotos, sempre é certo.
Dica 3, essa só serve se você for fazer um desenho mais realista, pois bem, lembra que a distancia entre um olho e o olho é sempre um olho? Bem, esse olho imaginário na verdade é o nosso nariz, então o nariz tem o mesmo tamanho que um olho!
Dica 4, a distancia da boca geralmente é do meio de um olho até o meio do outro olho, podendo haver variações em dependência do semblante.
Dica 5, a orelha se posiciona sempre na altura da sobrancelha e nariz.

Pra saber a posição horizontal dos olhos eu sugiro fazer aquelas linhas mostradas na imagem, ah... e o nariz do personagem se não me engano é no mesmo plano que o círculo começa (ou termina não sei).

Bem eu não quis dar um tutorial completo, porque isso já existe aos montes, mas eu achei melhor detalhar bastante. Pra fazer cabeças e rosto bonitos o melhor é treinar e copiar bastante referencia. Uma dica é você sempre fazer a cabeça com um semblante, emoção, diferente, assim você treina bastante as emoções. E copie cabelos e olhos, e sobrancelhas, narizes, bocas, a merda toda, daí um dia quando você  pega pra inventar um sozinho  vai ver que vai ter milhões de ideias. Bem é isso, qualquer dúvida não hesite em comentar! Bem vou deixar um sketch que eu fiz que era pra ter sido o Staden, mas quando eu percebi ele tinha saído a cara do Jacques x.x Até logo pessoal, e logo vou postar outras dicas para construção de outras partes do corpo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário