sexta-feira, 12 de julho de 2013

Montando um Enredo decente.

# Como montar um enredo?

Primeiramente você tem que ter uma inspiração claro. Mas... pra ajudar eu sugiro que você pense em um tema próprio, algo que queira passar pro papel. Pense em um pouco de tudo que goste, se quiser montar um mundo próprio e diferente pense em todas as coisas que te agradam e que agradariam o público. Tecnologia avançada, idade média, criaturas lendárias, florestas desbravadas, coisas assim, se você quiser fazer um shoujo por exemplo baseado no mundo real, pense em situações que já aconteceram com você... Coloque seriedade, comédia, um pouco de tudo, deixe a sua marca e não deixe sempre de escrever situações novas e interessantes a cada capítulo.

# Mas e meu protagonista?

Ao montar o protagonista vocês tem que pensar que ele deve ser o personagem mais interessante de todos, e conter características que o torne reconhecível e único. Nós mesmo acabamos nos tornando protagonistas da nossa vida e nos diferenciando dos outros porque nos conhecemos muito mais que qualquer um. Faça o seu protagonista demonstrar suas fraquezas e pontos fortes. Ele pode ser o cara certo, a menina vadia, o arruaceiro, o engraçado, não importa. Se saber jogar com as cartas que ele te der você pode fazer da história dele a melhor de todas.

# O antagonista.

Algo que eu gosto bastante é quando mostramos todos os lados do antagonista, digo isso porque mal todos nós somos. Uma vez me disseram que todo mundo é mt mau e eu disse: Não sou tão mau. A pessoa disse: Pra provar que todo mundo é mau faça-lhe uma pergunta: O que você faria se pudesse ficar invisivel?
Bem nem todo mundo é mal do mesmo jeito, alguns são demoníacos, mas todo mundo também é um  pouco bom, até os antagonistas, e é legal mostrar isso porque deixa o personagem interessante, e esse personagem pode ser  a chave de sucesso da história. Quando mostramos o que o personagem passou pra ser tão perverso, ou mesmo que o personagem ainda pode nos surpreender com um ato bondoso isso deixa a história muito contagiante.
Se vocês quer criar um roteiro pra mangá é interessante que não se limite a apenas um vilão, crie muitos, associações do mal, crianças egoísta que gostam de explodir formigueiros, não interesse, o possível pra deixar a história bem contada! Dê-lhes características tão marcante quanto do protagonista.


#Amor, ciúmes, comédia, drama.
 Escolha a vontade, esses são os temperos e a ignição! Use sua imaginação e bote o lápis pra queimar o papel. Esses e outras situações, claro. Mas escolha bem, dependendo do contexto da história, use com moderação também.

#Sagas.

Essa é uma questão pessoal. Alguns autores, como a Rumiko de InuYasha e a Hiromu de Fullmetal escrevem muitas sagas porém curtas, que contribuem para os protagonistas atingirem o objetivo no final, e que geralmente sempre tem uma ligação com o enredo principal. Alguns autores escolhem sagas longas e que geralmente a ligação com o enredo principal é fraca, mas que atingem um publico muito grande, One Piece, Naruto, Hunter x Hunter, mangás assim. Se você quiser criar um enredo curto é claro que as coisas mudam e você não precisa criar sagas e coisas assim.

#Um One-shot.

One-shot são histórias curtam que se finalizam em um único capítulo e que geralmente servem pra demonstrar o seu potencial ou o potencial de um enredo seu. Geralmente os autores apresentam um ao editor e dependendo firmam um contrato. Se você quiser montar um one-shot pra seu enredo, pense primeiro no que você quer mostrar. O mais comum é demonstrar o início do projeto. A apresentação do protagonista e do mundo ao redor, o encontro dele com seu objetivo principal e afins, mas tudo sendo contado no capítulo, claro mantendo espaço pra continuação. O você pode montar uma história qualquer, curta, com inicio, clímax e fim.

#Agora que fiz isso, como boto no papel?

Bem, primeiro encha bastante linguiça, e no meio de tudo bote todas as coisas que você inventou. Agora volte e vá apagando as linguiças pelas coisas que você quiser trocar. Ah sabe, esseé o jeito que gosto de escrever. ESCREVE - APAGA - REESCREVE.
Coisas assim, mas pra falar a verdade cada um tem o seu jeito!

#E agora como faço os desenhos?

Agora o bicho pega. Ser um mangaká não é nada fácil, viu? Depois de ralar pra criar um roteiro digno você ainda tem que aprender a desenhar? É fogo!
Bom, os desenho é uma parte complicada, por isso prefiro não ensinar, até porque eu mesmo ainda estou aprendendo. Mas treine bastante, ninguém nasce desenhando, todos passam por esse teste de sobrevivencia. Se você quiser desistir pense que treinar mangá é mt legal e que desenhar te diverte, é o que eu penso.
To cansado, escrevi pra caramba ):

Fique ligado no blog pra ler sobre dicas de desenho e outras notícias sobre o meu projeto Ishi no Hifu. Vamos treinar juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário