Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Esboço e referência.

Eu já disse uma milhão de vezes nesse blog e eu volto a ressaltar e agora com um post só sobre isso: A importância do esboço.
Gente, se desenho dependesse de sorte ia se chamar loteria. Não existe isso de começar um desenho do nada e ( rezando pra não errar) terminar ele e ficar perfeito. Tem até uns doidos que fazem, mas mesmo assim... você não é um deles caso contrário não estaria aqui e.e
Qual importância do esboço? Simples, planejamento e proporção.

Tá... agora me diz como você ia desenhar isso sem um esboço. Entendeu né?
O esboço vai ser o rabisco que você vai fazer, indicando todas as medidas ( não usa régua, pela Santa...), músculos, locais dos membro, etc. Será o seu esqueleto, e por cima dele você vai fazer o desenho em si.
Um amigo meu, desenha bem até, vive dizendo pra mim "Ai que esboço é mt dificil, eu não sei, e sei que lá", ou seja fica reclamando. Sabe, ninguém nasce sabendo... desenhar é que nem escrever (no começo a gente até usa esboço pra escrever, lembra de você com a tia da primeira série passando por cima das letrinhas?) tem que fazer váaaaaarias vezes, o máximo possível até ficar craque. Não é nem mais fácil e nem mais difícil do que escrever. Vai treinando esboço, é a minha dica, não faz desenho do nada, planeja ele antes, no começo o resultado pode não ser tão bom, mas pelo menos você não vai ficar desenhando só pokémom o resto da vida.
Agora vamos pra referência. Se você conseguiu fazer o desenho todo sem esboço, palmas, você é realmente um gênio copiador que merece 30 segundos de fama no Faustão. Mas você copiou não é? AHÁ, te peguei, você não é gênio, você usou uma referência!
Tcharan, te expliquei o que é referência!
Tá, mas agora vem o ressalto sobre ela. Cara, você não vai pegar lápis, papel, seu bom humor e simplesmente desenhar um quadrinho. Pode fazer, mas vai ficar uma bostinha. Você vai precisar de referências, e quando digo isso não to dizendo que como no exemplo acima você vai copiar imagens que encontrar por aí. O que venho dizendo desde a criação do blog é que você vai usar a referência pra chegar naquilo que você planeja, juntamente com o esboço. Se você tiver que desenhar uma pessoa sentada, vai usar referência. Se tiver que desenhar um conjunto habitacional, vai usar referência. Se tiver que desenhar um cavalo, vai usar referência, e assim por diante. Vai usar referência pra ter um ponto de partida e pra saber como o desenho deve ficar, pra dar proporções certas ao esboço e esse tipo de coisa!
Pra mostrar que sou um amigo bem legal eu vou deixar embaixo um link com um pacote meu de referências pra corpo. E como exercício eu quero que vocês copiem um esboço pelo menos uma vez por dia durante toda a vida de vocês MUAHAHAHAHA. Estou só brincando, mas seria etremamente bom se vocês treinassem o máximo de esboços possíveis das referências que disponibilizei. Alguns esboços detalham amplamente os músculos do corpo, o que é ótimo pra treinar a anatomia. Então, o post já acabou, está esperando o que pra baixar logo e começar a treinar?
Até o próximo post quando eu vier falar sobre pintura à lápis de cor.

FUÇA AQUI PRA BAIXAR!




Um comentário:

  1. É isso aí. Usar referência não é atestado de incapacidade, muito pelo contrário! É sinal de que você quer fazer a coisa direito e precisa se basear em fontes confiáveis para alcançar bom resultado. As fontes podem ser modelos vivos, objetos, fotografias, obras de outros artistas, enfim... há um mundo inteiro de possibilidades para que possamos nos basear até adquirirmos capacidade e competência para criar do zero. É um estudo que pode durar a vida toda, e ninguém é tão bom que não possa melhorar cada vez mais.

    ;)

    ResponderExcluir