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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Esboço e referência.

Eu já disse uma milhão de vezes nesse blog e eu volto a ressaltar e agora com um post só sobre isso: A importância do esboço.
Gente, se desenho dependesse de sorte ia se chamar loteria. Não existe isso de começar um desenho do nada e ( rezando pra não errar) terminar ele e ficar perfeito. Tem até uns doidos que fazem, mas mesmo assim... você não é um deles caso contrário não estaria aqui e.e
Qual importância do esboço? Simples, planejamento e proporção.

Tá... agora me diz como você ia desenhar isso sem um esboço. Entendeu né?
O esboço vai ser o rabisco que você vai fazer, indicando todas as medidas ( não usa régua, pela Santa...), músculos, locais dos membro, etc. Será o seu esqueleto, e por cima dele você vai fazer o desenho em si.
Um amigo meu, desenha bem até, vive dizendo pra mim "Ai que esboço é mt dificil, eu não sei, e sei que lá", ou seja fica reclamando. Sabe, ninguém nasce sabendo... desenhar é que nem escrever (no começo a gente até usa esboço pra escrever, lembra de você com a tia da primeira série passando por cima das letrinhas?) tem que fazer váaaaaarias vezes, o máximo possível até ficar craque. Não é nem mais fácil e nem mais difícil do que escrever. Vai treinando esboço, é a minha dica, não faz desenho do nada, planeja ele antes, no começo o resultado pode não ser tão bom, mas pelo menos você não vai ficar desenhando só pokémom o resto da vida.
Agora vamos pra referência. Se você conseguiu fazer o desenho todo sem esboço, palmas, você é realmente um gênio copiador que merece 30 segundos de fama no Faustão. Mas você copiou não é? AHÁ, te peguei, você não é gênio, você usou uma referência!
Tcharan, te expliquei o que é referência!
Tá, mas agora vem o ressalto sobre ela. Cara, você não vai pegar lápis, papel, seu bom humor e simplesmente desenhar um quadrinho. Pode fazer, mas vai ficar uma bostinha. Você vai precisar de referências, e quando digo isso não to dizendo que como no exemplo acima você vai copiar imagens que encontrar por aí. O que venho dizendo desde a criação do blog é que você vai usar a referência pra chegar naquilo que você planeja, juntamente com o esboço. Se você tiver que desenhar uma pessoa sentada, vai usar referência. Se tiver que desenhar um conjunto habitacional, vai usar referência. Se tiver que desenhar um cavalo, vai usar referência, e assim por diante. Vai usar referência pra ter um ponto de partida e pra saber como o desenho deve ficar, pra dar proporções certas ao esboço e esse tipo de coisa!
Pra mostrar que sou um amigo bem legal eu vou deixar embaixo um link com um pacote meu de referências pra corpo. E como exercício eu quero que vocês copiem um esboço pelo menos uma vez por dia durante toda a vida de vocês MUAHAHAHAHA. Estou só brincando, mas seria etremamente bom se vocês treinassem o máximo de esboços possíveis das referências que disponibilizei. Alguns esboços detalham amplamente os músculos do corpo, o que é ótimo pra treinar a anatomia. Então, o post já acabou, está esperando o que pra baixar logo e começar a treinar?
Até o próximo post quando eu vier falar sobre pintura à lápis de cor.

FUÇA AQUI PRA BAIXAR!




domingo, 19 de janeiro de 2014

Sketchbook.

Olá, dando uma passadinha aqui pra dar um oi e descorrer um pouco sobre a concepção de sketchbook.
Bom, ontem eu fui a praia e ao shopping e quando estava passando pela livraria eis que me dou de cara com um sketchbook, o interessante nisso é que eu venho planejando durante a semana esse post, antes mesmo de ter adquirido o sketchbook.
Bem, o importante de se ter um sketchbook é poder ter em mãos a possibilidade de rabiscar algo em imediato, e claro treinar e notar a sua evolução.
Antes eu usava "sketchbooks", que não passavam de cadernos de desenhos escolares onde eu ficava rabiscando coisas. Eu tentava fazer pelo menos um desenho por dia, e quando acaba o caderno eu já notava várias diferenças no traço. Vale muito a pena, se você não tiver dinheiro pra investir em um sketchbook de verdade ter no mínimo um caderno de desenhos. O sketchbook é diferente até porque a gramatura do papel geralmente é maior, então dá pra deixar uma qualidade muito maior e dependendo até pintar com tinta. Então fica a minha dica, procurem usar um sketchbook (mesmo que um caderno de desenho escola) e dessa forma concentrem seus desenhos sem deiar as folhas soltas pela casa lol.

Ah... galera troquei a capinha do blog, gostaram?

Esse desenho abaixo foi o primeiro que fiz no meu novo sketchbook, está cheirando a novo! Obrigado a todos e até logo!!

Não gostei muito, mas... é um cavalo, cavaaaaalo, adoro cavalos são tão rápidos!! *_*

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tutorial, como desenhar roupas.

Há muito venho prometendo um tutorial de roupas, pelo que observei nos tutoriais disponíveis pela internet, e até mesmo em alguns livros, as dicas e aulas são muito curtas e dessa forma não reúnem toda informação necessária para realmente dar uma base ao desenho dos aspirantes.
É extremamente necessário, pra quem quer aprender a desenhar, ter em mente que o desenho artístico se limita em 2 diferentes tipos de estudo:
Teórico. O estudo das diferentes técnicas acabam por facilitaro processo de elaboração e finalização dos desenhos, além de claro promover o desenvolvimento rápido e fácil. Não existe quem já nasça com o dom de desenhar, mesmo que alguns tenham mais facilidade.
Treinamento artístico. O treinamento é a base para um bom desenho uma vez que a perfeição vem dos muiutos erros cometidos. Quanto mais treino e estudo melhor. É necessário treinar além disso as habilidades motoras para se ter um domínio amplo da pressão do lapis, carvão, nanquim, etc.

As imagens e concepções a seguir foram retiradas de outros tutoriais e estudos, e que fique claro que eu não quero gerar confusões e por isso não achem que são de minha autoria, já lhes deixo claro que não é. O que estou fazendo é reunir todas essas informações para facilitar suas próprias idéias.

Ao desenhar roupas a grande dificuldade do artista é transpor no papel as dobras, quando é desenhado de forma errada o desenho fica desarmonioso e sem profundidade. Ao vestir o personagem tenha em mente a forma básica do corpo como molde e formule a partir daí a roupa a ser desenhada.

O Motivo da roupa entrar em colapso com o corpo se dá pelo fato de que são os pontos mais elevados do corpo, os pontos de pressão e os pontos de contato que vão orientar a posição das dobras. Temos que levar em consideração também que devido a consistência do pano uma parte total ou simbólica da superfície coberta terá as quinas expostas. Por exemplo, se cobrirmos uma caixa com um pano de seda fino ainda poderemos notar facilmente todas as suas quinas e toda a sua forma, entretanto se a cobrirmos com a pele de algum animal ou coro fica mais difícil de detectar a sua forma pois o tecido não se alastraria uniformemente.

Confuso com a origem das dobras? Uma boa explicação com imagens ajudará.

Repare na imagem ao lado que as dobras do tecido seguem um fluxo retilíneo. Repare como os pontos de contato no começo das setas distribuem as dobras ao longo do tecido. Os pontos de pressão onde podemos notar que o tecido está "preso" são o começo da dobra e o final são os pontos livres, onde o tecido realmente se move, como a calda de um vestido por exemplo. Podemos dizer então que esse tipo de dobra tem começo e fim, pois só tem um ponto de pressão, entretanto não podemos dizer o mesmo quando são multiplos os ponto de pressão. Experimente puxar um pedaço da manga de sua camisa. Note que não haverá movimento nas dobras pois os pontos de pressão entre a parte de trás do seu braço contra a manga e seus dedos a predendo limitam sua movimentação. Isso é o que acontece com a roupa em algumas partes do corpo.




Na hora de desenhar a dobra é necessário considerar o volume do corpo onde ela se localiza. Muitas pessoas se enrolam exatamente nessa parte, porque além de não seguir o fluxo das dobras, ainda a desenham no esboço como se este fosse uma placa reta, sem levar em conta as elevações que um corpo tem.
Agora a dica que talvez seja a mais importante. As dobras sofrem um tipod e padrão triangular, algo em torno de um "V" e é por isso que quando você distribui linhas retas nas roupas elas ficam erradas. Repare nas imagens a seguir o que estou dizendo.
( solfieri.deviantart.com)







Repare como o fluxo das dobras sempre dá origem a um eixo triangular imaginário com origem nos pontos de contato.






























 Para dar uma profundidade maior nas roupas dos personagens é importante que na hora da finalização você aplique sombra e luz nos tecidos, utilizando recursos como rachuras (sempre com pontas mais finas que as do contorno), retículas, ou se você estiver desenhando à lapis pode usar o próprio grafite mesmo.
Por fim, é importante que vocês façam uma observação de referências, eu indico que vocês analizem muitas fotos pra entender o fluxo dos tecidos no corpo, juntamente com desenhos pra entender como passar isso pro papel. É importante observar fotos reais porque o objetivo do desenho é chegar o mais próximo possível da realidade, até mesmo no mangá.
Eu gostaria de terminar esse post me desculpando com a demora desse tutorial, Eu ando bem ocupado com o trabalho, a faculdade e treinamento. Mas eu ainda estou estudando alguns tutoriais novos sobre como desenhar vegetação, composição de sombra e luz e transição de cores. Então se preparem e não deixem de visitar o blog pois eu tentarei postar com mais afinco e menos intervalo de tempo.
Por último segue uma lista de imagens que usei para o estudo e criação deste tutorial, juntamente com algumas que não foram usadas, mas que podem servir como referência.

DOWNLOAD das referências.