Páginas

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Texturizar papel.

Oi gentinha boa, como vocês vão.
Bem, acontece que eu dei uma voltinha na papelaria e gastei um bom dinheiro e materiais novos, entre eles algumas tintas e pincéis. Eu nunca me dei muito bem com esse tipo de material então acabei comprando pra treinar, porque tenho acompanhado os desenhos de alguns amigos e gostei muito do resultado deles. Bem um amigo meu já tinha me ensinado a um tempo um truque bem legal pra dar charme a uma art, que é a texturização com tinta. Essa técnica é bem simples e tem como base dar uma cor ou um padrão a folha antes de desenhar nela. É uma técnica muito boa por exemplo se você quiser envelhecer o desenho, pois daí você pode transformar a folha em um pergaminho e coisa e tal. Bem, eu acabei fazendo uma bem rapidinha (super mal feita :\ ) e vou mostrar o processo pra vocês mesmos inventarem suas texturas.

Os materiais que usei:





1. Pincéis.
2. Papel higiênico pra limpar/secar os pincéis.
3. Tintas (  não me vai pintar sem tintas rssssss).
4. Folha, caderno sketch canson no caso.
5. Isso eu usei pra botar embaixo da folha, daí não seuja as folhas que tem embaixo. É uma embalagem de papel ofício com algumas folhas ainda, não sujou as folhas dentro do pacote, ok?
6. Grafite.
7. Um pedaço de papelão (eu gosto de usar pra saber como a tinta vai ficar.

Gente eu acabei esquecendo de mostrar dois materiais super importantes que é paleta de cores e o copo com água, desculpa.

As tintas que usei pras cores do resultado:

 Vocês não precisam fazer do mesmo jeito que eu, a minha textura nem ficou legal, porque pra falar a verdade só queria mostrar pra vocês a dica.
No caso o jeito que eu fiz, foi misturar essas cores, até dar um laranja/mostarda, sou daltônico então não sei a cor que ficou muito bem.
Então eu pintei um quadrado no papel e com o pincel tigre com o pelo bem grossinho fui dando a textura de tinta. Gente pra pintar com acrilica no papel tem que diluir bastante a tinta, deixar bem aguadinha, se não o resultado não fica bom, uma vez que a tinta grosa não escorre bem nessa superficie. O papel vai enrugar, porque ele é mais fino e pro resultado ficar melhor a gramatura tem que ser maior. Depois que você escolher o tipo de textura e pintar é hora do desenho. Pega uma folha de ofício simples e desenhe o que tem em mente. No meu caso o modelo foi o Hans:

Depois de feito o desenho vem a parte da gambiarra. Eu me lembro que quando eu era criança eu usava bastante esse truque pra falsificar a assinatura dos meus pais :3 Não faça isso com assinaturas ò.ó Só eu posso.
Pegue a folha onde está o desenho e com um lápis B forte (sugiro 8b) pinte exatamente atrás.

Bem... desse jeito. Depois da sua tinta já seca sobre o papel, você sobrepõe a folha com o lado do desenho pra cima claro, e com um lápis fino você contorna o desenho outra vez pra grafite que está atrás ficar sobre a tinta. Então você usa a técnica que planejou, (não sei se lápis de cor, nanquim ou grafite mesmo, ou até mesmo outra base de tinta).
No meu caso ficou bem simples assim:



Então, gostou da ténica? Está esperando o que pra desenhar em papiro? Mãos a obra!





Nenhum comentário:

Postar um comentário