Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

Tutorial sobre ombros, braços e peito parte 1/3

Olá todos ^^
Bem, eu vivo procurando referências e tutoriais pra dar uma olhada e ontem encontrei um tutorial muito bom, o que geralmente é difícil achar na internet!
Bem, se trata de uma listagem de erros e acertos que nós cometemos quando desenhamos os braços, ombros e peitos na anatomia. Está em inglês então eu vou corta a imagem e traduzir pra vocês. Olha como sou boa gente?! Mas como o tutorial é bem grande vou dividi-lo em 3 partes, assim até mesmo vocês não se cansam!

O problema é que eu não lembro onde peguei, então se alguém souber de onde é diz nos comentários x.x

Bem, começando... Lição de anatomia blah blah...


Braços e ombros. Um dos enganos mais comuns nas partes dos corpo acontecem nos braços e na sua conexão, o ombro (Ele fala algumas coisas inúteis então vou botar só o mais útil). Tem alguns recursos muito simples que vão lhe ajudar a melhorar a anatomia se você ter tempo pra aprender! Mas antes vamos falar sobre alguns desses erros comuns que artistas aspirantes e inexperientes cometem.

1. Um monte de artistas esquecem o musculo que conecta o pescoço e os ombros, iso significa que eles fazem o formato do ombro errado.
2. Alguns artistas são culpados em fazer o braço muito longo. Esse equivoco comum é porque acreditam que o cotovel bate nos quadris. Isso não é verdade, a base do braço (cotovelo) bate com a linha da costela e não alcança a pelvis!
3. Como o braço, muitas pessoas fazem o antebraço muito longo. Na verdade o comprimento do antebraço ( do cotovelo até o pulso) é o mesmo que o do pé. Tente medir seu pé e seu antebraço e veja por si mesmo.
4. Muitos artista desenham incorretamente a axila esquecendo o músculo das costas que aparece quando a pessoa levanta o braço. É um erro comum, mas muito fácil de consertar.
5. Muitos artistas desenham incorretamente o cotovelo, sendo localizado diretamente abaxio da mão quando o braço é levantado. Na realidade o cotovelo estica um pouco para o lado, afastado do corpo em vez de paralelo a ele.
6. Um monte de aspirantes a artistas cometem o erro de desenhar uma linha entre o braço e o antebraço como se fossem objetos separados. Na realidade há somente um vinco entre essas duas seções que pode ficar maior ou menor dependendo da posição do braço. Mas nunca parece como se cortasse o cotovelo inteiro , não importa o quanto a pessoa curve o braço.
7.Por último a conexão do braço ao músculo peitoral. Geralmente desenham isso errado devido a falta de um entendimento à forma do peito humano. As pessoas tendem a desenhá-lo como uma forma retangular, quando na verdade é mais como  (não encontrei uma tradução pra isso então... veja a figura pra saber a forma) "um retângulo arredondado. Se enganando com esse músculo a pessoa vai ter uma dificuldade pra desenhar os ombros e braços encaixando no corpo.

Ta indicando que o corpo está de frente (ohhhhhhhh).
1. Quando os braços se movem há um "ângulo" (não sei o quiseram dizer com "pinch") nos dois lados do ombro, que fica maior ou menor dependendo de quão musculosa a pessoas é.
2. Essa é uma parte das costas que aparece quando o braço é levantado. É um ponto importante na conexão dos braços pro corpo que é comumente esquecido.
3. Ao que diz respeito fazer o antebraço muito longo, um jeito fácil de lembrar o comprimento do braço, é que o pulso  deve cair relativamente perto do final da pelvis, então a mão desce um pouco até a coxa.
4. Para o comprimento do braço, como mencionei antes, o final deve bater na caixa toráxica. Fácil o suficiente pra lembrar,mas comumente esquecido no trabalho de muitos artistas aspirantes.
5. Os ombros ainda se mostram mesmo quando os braços estão abaixados. De novo, isso muda de acordo com oquão "forte" é essa pessoa. Perceba que a conexão do braço com o peito não foi pronunciada.
6. Gosto de chamar isto de círculo de rotação. Não é uma característica anatômica por dizer,mas isso ajuda muito na hora de desenhar os movimentos do braço. O círculo vai desde a caixa toráxica até o topo da cabeça. É um guia mostrando o movimento do braço. Basicamente o final do braço sempre para em algum lugar desse círculo. Esse círculo também se aplica a pessoa vista de perfil.
7. (Essa parte está meio confusa, mas o que eu entendi...) O cotovelo se situa na parte inferior do braço, não do lado inferior ao da mão. Pode se ver ele apontado ao chão às vezes, mas só quando o braço estávirado ao espectador e não em outros angulos. ( Não entendi muito bem essa lição...).

Bem essa foi a primeira parte, estudem bastante, pois esses pontos fazem muita diferença, muita mesmo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário